quinta-feira, 10 de março de 2011

Topiramato – Risco de desenvolvimento de fenda palatina e lábio leoporino

Atenção amigos! Se conhecem alguma gestante que faça uso de Topiramato (nomes comerciais: Amato, Sigmax, Topamax, Toptil) avise do risco aumentado de desenvolvimento de lábio leporino.
FDA alerta que crianças nascidas de mulheres tratadas com Topiramato durante a gravidez têm risco aumentado de desenvolver lábio leporino ou fenda palatina (fissuras orais). Novos dados mostraram aumento do risco de desenvolvimento de fissuras labiopalatais; desta forma, a categoria de teratogenicidade passou de risco C para D, significando que existe evidência positiva de risco fetal humano baseado em dados humanos, mas os benefícios do uso do medicamento em mulheres grávidas pode ser aceitável em determinadas situações apesar de seus riscos. A bula de Topamax® será atualizada com novas informações. Recomenda-se que antes de começar o tratamento com topiramato, mulheres e gestantes em idade fértil discutam as opções de tratamento com o profissional da saúde. Mulheres que utilizam topiramato e planejam engravidar devem informar imediatamente seu médico (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch/SafetyInformation/SafetyAlertsforHumanMedicalProducts/ucm245777.htm - 10/03/11).

2 comentários:

  1. Usei esse maldito remedio. A médica passou para que eu perdesse peso. Estava gestante e o meu bebê teve várias más formações. Espinha bífida aberta, ventriculomegalia, PIG (pequeno para a idade gestacional). Além da revolta por não ter sido advertida dos riscos ficou a dor e a culpa. A tristeza, o sofrimento do parto normal, da curetagem, de ter saído da maternidade sem ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito pelo o que aconteceu. Não se culpe. Todos os medicamentos podem acarretar em possíveis riscos. Por esses motivos que sempre que vamos iniciar um tratamento, principalmente se estamos grávidas, devemos ler a bula, tirar todas as dúvidas com o médico e questionar da necessidade, possíveis riscos e cuidados. Se ainda ficar com dúvidas, procure um farmacêutico experiente para lhe ajudar. Um abraço.

      Excluir