sábado, 3 de abril de 2010

Cuidado com o paracetamol

Hoje vou tratar de um assunto que é muito importante e que, infelizmente, as pessoas dão pouca importância: o uso não racional dos medicamentos.
Nesta semana, internou mais um paciente no hospital com intoxicação por paracetamol. E vou dizer: isto é muito mais comum do que imaginamos e é grave.

O paracetamol é um ótimo analgésico, antitérmico e muito usado para adultos e crianças. O problema é o uso indiscriminado. Todos pensam que o paracetamol é inofensivo, mas não é.
O paracetamol é o nome genérico de um medicamento que se encontra em muitos produtos comuns e de venda sem receita médica, tal como Tylenol, Dôrico, entre outros. Também é conhecido como acetaminofeno. É um medicamento importante e sua eficácia no alívio da dor e da febre é largamente conhecida. Está disponível nas apresentações de comprimidos, xarope, gotas ou cápsulas. Normalmente, é um medicamento seguro desde que se use nas doses recomendadas, mas uma quantidade maior pode causar danos hepáticos. É possível que a pessoa não se dê conta dos sinais e sintomas do dano hepático imediatamente, pois ele pode demorar a se manifestar, ou ainda confundir-se com sintomas de outra doença.

A dose máxima de paracetamol para um adulto é de 4.000 mg por dia (fonte: http://www.infarmed.pt/prontuario/index.php). Se considerarmos os comprimidos de 500 mg, são no máximo 8 comprimidos por dia. Isso corresponde a 2 comprimidos de 500 mg a cada 6 horas. Já os comprimidos de 750 mg, não devemos usar mais que 5 comprimidos por dia.
Quando as instruções de uso do paracetamol são seguidas, trata-se de um medicamento de uso seguro. Para se reduzir os riscos devem-se:


  • seguir as instruções de dose e nunca tomar a dose maior do que a indicada

  • não usar paracetamol por mais tempo do que os dias de tratamento indicados

  • não use mais de um medicamento que contenha paracetamol simultaneamente

Sempre consulte um médico antes de tomar paracetamol se você:



  • Toma bebida alcoólica frequentemente

  • Tem alguma doença hepática

Nestas condições, o seu risco de sofrer dano hepático aumenta ao tomar o paracetamol, inclusive na dose recomendada.


Se você utiliza o anticoagulante warfarina, também deve consultar um médico antes de tomar paracetamol, pois a warfarina e paracetamol combinados pode aumentar o risco de sangramento


Para administrar paracetamol de forma segura a bebês e crianças, você deve:



  • Revisar os componentes ativos de outros medicamentos que seu filho esteja tomando para conferir se não contem também o paracetamol. O seu filho nunca deve tomar mais de um medicamento que contenha paracetamol.

  • Siga as orientações do pediatra

  • Eleja o medicamento correto de acordo com o peso e idade de seu filho. No caso de medicamentos de venda livre, converse com o farmacêutico se o medicamento é adequado ao seu filho, sobre a dose adequada e qual o intervalo de dose.

  • Utilize a colher medida adequada. O uso de colher de sopa ou sobremesa pode levar a uma quantidade inadequada do medicamento e prejudicar seu filho.

  • Se seu filho necessita de doses do medicamento enquanto está na escola ou creche, leve a informação de como administrar por escrito e explique ao responsável que executará esta ação

  • Guarde o medicamento fora do alcance das crianças e animais domésticos

  • Se você se der conta que usou dose em excesso ou administrou dose inadequada, acima do prescrito ao seu filho, procure auxilio médico imediatamente.

Use o medicamento segundo as instruções. Se não melhorar após tomar o medicamento conforme a indicação médica não repita a dose, consulte seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário